Diminuir texto Ampliar texto

Você já experimentou a graça de Deus?

 
30 de julho de 2018
 

O sol está queimando seus ombros e o suor já escorre pelo rosto. São os últimos quilômetro, você tem noção disso e procura manter o ritmo. Afinal, ganhar a corrida é uma questão de poucos minutos a essa altura. Você se preparou, se comprometeu com uma rotina de treinos, dieta e está no seu melhor momento. Já é possível enxergar a linha de chegada, a alegria vai tomando o lugar do cansaço, mas surge um problema.

Você começa a se lembrar do passado, da última vez em que se lesionou e perdeu uma prova. A frustração e o medo começam a afetar diretamente seu desempenho. O cansaço volta com tudo e faz suas pernas enfraquecerem subitamente. Estava tudo indo muito bem, seu corpo está preparado, mas será o suficiente? A última derrota ainda é um fantasma poderoso o suficiente para ameaçar novas conquistas, as cicatrizes assombram você.

Essa situação é uma metáfora do que muitas vezes acontece durante a nossa caminhada na fé. Você conhece Jesus e se compromete com ele, começa a se preparar espiritualmente, aprofunda seu relacionamento com Deus e quando percebe está correndo, alcançando pessoas para o reino e aprendendo diariamente com o evangelho. Então, quando tudo parece bem, as lembranças ruins ressurgem.

Você se lembra do passado, das pessoas que machucou, das ausências, irresponsabilidade e das coisas que já fizeram contra você. O remorso e a dor começam a afetar seu ritmo. Surge aquele peso no peito, a sensação de impotência, você não se sente perdoado e livre como deveria, sua fé começa a enfraquecer.

Contudo, nós temos a sorte de possuir não só um livro religioso, mas um manual sólido de fé e conduta capaz de nos indicar exatamente o que Deus deseja nos ensinar. E, para essas situações, a bíblia diz:

 

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2

 

Você tem noção do poder dessa palavra? Ela nos apresenta uma nova lógica de vida. É partir disso que podemos dizer com toda certeza: o passado não pode me impedir de crescer, a lei do pecado e da morte foi revogada, Jesus pagou o preço para que eu fosse livre! Nós não merecemos, mas ele morreu e carregou todas as dores para que você pudesse conhecer a imensidão do amor de Deus e viver de uma forma leve, feliz.

Mas para ter acesso a tudo isso você precisa exercitar sua fé e buscar a Deus mesmo nos momentos de fraqueza. É preciso resistir, orar, ler a biblia, compartilhar as cargas com alguém preparado, direcionado por Deus, e se manter no caminho. Só assim você receberá a paz que excede todo o entendimento, só assim o espírito santo terá espaço para apresentar a você o poder da graça de Deus.

A confiança em Cristo e na grandeza do sacrifício feito na cruz são a chave para quem busca curar o passado, viver bem o presente e construir um futuro melhor. Quando você entende que, mesmo sem merecer, foi adotado por um Pai que te ama sem nenhuma restrição, as coisas começam a mudar. É possível recuperar as forças, iniciar um processo de cura, manter a alegria, o foco e, finalmente, completar a corrida. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14