Qual é a sua postura?
18 de abril de 2017
prayer
Qual é a sua postura?
18 de abril de 2017
Por: Pr. Lauro Cruz

Hoje lemos a conclusão da história de Davi e Absalão. Muitos ensinamentos podemos tirar deste trecho da história, mas quero focar em dois personagens: Absalão e Mefibosete.

O interessante que eles tem muitas semelhanças na trajetória de vida, mas com desfechos muito diferentes. O início é semelhante: ambos são herdeiros diretos do trono e tem uma história de trauma.

Absalão é marcado pelo episódio com a sua irmã Tamar, o qual o transforma em um homem cheio de ódio e com sede de vingança.

Mefibosete é o remanescente da família real de Saul, que fora praticamente toda dizimada, e que na fuga para a sobrevivência é transformado em um aleijado sem um futuro.

Com esta história os dois teriam direito a exigir a vingança e a lutarem por sua posição.
O que esta história nos ensina?
Esperar que Deus lute as nossas batalhas é sempre a melhor postura. O fim trágico de Absalão em contraste com a honra recebida por Mefibosete deixa claro que a vingança pertence ao Senhor.  Como está escrito em Romanos 12:19:  “Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor.”
Não importa o que a nossa história fez conosco, importa é o nosso comportamento em relação ao futuro. Podemos sair do trauma vitoriosos, ou podemos por tudo a perder mais ainda. A postura certa diante de Deus garante a vitória diante dos homens.

/comentários