Sejamos Renovados.
14 de novembro de 2017
photo-1502843082787-de71ad5cc73f
Sejamos Renovados.
14 de novembro de 2017
Por: Pr. Lauro Cruz

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Colossenses 3.9-10)

Tem um ditado popular que diz que não se ensina truque novo a papagaio velho. Será que isso se aplica a nós que estamos conhecendo o evangelho já mais velhos?

Um grande desafio para os novos cristãos de hoje tem sido a renovação da mente e a renovação do comportamento.
Despir-se de uma velha natureza que foi forjada no mundo e tem todas as características malignas do mundo, tem sido a batalha constante de cada um em busca de “tornar-se a imagem do seu Criador”.

O livro de Colossenses, assim como todas as outras cartas de Paulo, vai nos dando então algumas medidas práticas para atingirmos este objetivo.
Algumas estão contidas nos versos 12 a 14 deste mesmo capítulo:
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

A receita então segue:
Revistam-se.
A nova natureza exige então algumas medidas para que se atinja objetivo.
O primeiro deles então é revestir-se de atitudes que são contrárias a antiga natureza: compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
O revestir-se é  trazer para si algo que não tinha, algo que não possuía e que não fazia parte da minha vestimenta ou do meu comportamento.
Revestindo-me destas características, eu estou preparado para o próximo passo.

Suportem-se.
Com todas essas características positivas a minha vida eu consigo primeiro entende,r e depois ajudar o meu irmão, ou o meu próximo.
Entender o que se passa com quem está próximo a você e dar apoio para que ele também possa avançar faz parte do suportar-se.
Ninguém é capaz de dar aquilo que não tem.
Quem está pronto para ser suporte, pronto para dar apoio, está capacitado para a próxima etapa.

Perdoem.
O perdão fecha o ciclo de renovação, porque além dele te liberar do sentimento negativo em relação a pessoa, ele também libera a pessoa para poder avançar.

Em posse de todas essas coisas, eu posso finalmente estar: “revestido do amor que é o elo perfeito.”

Se estivermos atentos à nossa antiga natureza, e nos propusermos atingirmos uma nova natureza, certamente Cristo reinará em nós e através de nós.
Renove-mo-nos!!!

/comentários