Diminuir texto Ampliar texto
 

Fundada em 20 de dezembro  de 1961, a Igreja Batista Central (IBC) iniciou suas atividades em Belo Horizonte, no bairro Santo Antônio. Inicialmente com 89 membros, a Igreja, em 40 anos de caminhada, chegou a 500 membros no ano de 1999. Tal época foi marcado pela busca da liderança por uma nova visão para a Igreja, que começou a estudar a implantação do modelo de Igreja em Células.

Após um período de estudo aprofundado sobre as células, visitas a outras igrejas e participação em seminários sobre o tema, os pastores da Central receberam uma confirmação clara da nova visão ministerial baseada no modelo de Igreja em Células e criaram, em 2000, o primeiro Encontro com Deus e a primeira Escola de Líderes, com o intuito de preparar e formar os primeiros líderes de células. Em 2001, o sistema de células foi definitivamente implantado por meio de 16 grupos pioneiros e, a partir disso, a Igreja começou a trabalhar com foco nas células.

No ano de 2006, após um crescimento significativo no número de membros da Igreja – estimulado pelo sistema de células-, uma segunda sede foi inaugurada. Localizada no bairro Luxemburgo, a Central Luxemburgo, tem capacidade para 2.500 pessoas e recebe os membros para cultos semanais, grandes reuniões e eventos. Enquanto a Central Sede no bairro Santo Antônio, continua recebendo pequenas reuniões, casamentos e cerimônias de pequeno porte, além de abrigar os gabinetes pastorais e escritórios de ministérios.

O número de membros e frequentadores das Células tem crescido exponencialmente, levando a Central a uma expansão progressiva em novas unidades na região metropolitana de Belo Horizonte. O alvo para o ano 2017 é de alcançar 30.000 membros reunidos em 5.000 células.

Os Frutos

Com o objetivo de promover o discipulado e o crescimento espiritual de seus membros e frequentadores, a Central caminha hoje o sonho de ter em “Cada crente um ministro, cada casa uma igreja”.

De maneira a fortalecer este conceito, a Central dispõe de instrumentos como o Encontro com Deus, que trabalha com foco no evangelismo, e a Central de Capacitação Ministerial (CCM), antiga Escola de Líderes. Ainda mais completo, o CCM passou a oferecer curso preparatório para o batismo (Lidere 1), Formação de Líderes (Lidere) e Avançados (Avance) em diversos temas bíblicos e para a Família.

Com 50 anos de história a Central hoje tem 8 unidades: A Central Sede (Sede administrativa e auditório para pequenas reuniões), a Central Luxemburgo (bairro Luxemburgo), a Central Vila Estrela (Bairro Santo Antônio), a Central Boulevard (bairro Santa Efigênia), a Central Eldorado, em Contagem-MG, a Central Petrovale, em Betim-MG,  a Central Santa Luzia, na cidade de Santa Luiza – MG,  e a Central Anagé, na Bahia. Além delas temos também a  Sede Campestre, onde acontecem os retiros, batismos e acampamentos.

Por temos uma caminhada sólida e bem sucedida, a Central investe na implantação de Células em outras igrejas por meio do programa DNA. Um programa de auxílio a pastores e líderes que também desejam implantar células em sua igreja.